quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vettel pode assegurar bi antecipado com mais três vitórias na temporada


31/08/2011 09h05 - Atualizado em 31/08/2011 09h05

Vettel pode assegurar bi antecipado com mais três vitórias na temporada

Alemão pode levar título até em Cingapura, mas depende de combinação de resultados difícil. Pela pontuação, ele precisa só de sete quartos lugares

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
Sete vitórias, 11 pódios e uma vantagem de 92 pontos após 12 GPs disputados em 2011. Este é o desempenho dominador de Sebastian Vettel na atual temporada. A sete corridas do fim, o alemão da RBR precisa apenas de mais três triunfos para assegurar o bi sem depender dos resultados dos adversários. É bastante provável que isto aconteça no GP do Japão, em Suzuka, no dia 9 de outubro. Mas uma difícil combinação pode lhe trazer o título já em Cingapura, em 25 de setembro.
Com oito corridas para o fim do campeonato, 175 pontos ainda estão em disputa. Com 259 pontos, Vettel tem 92 de vantagem sobre Mark Webber, seu companheiro de RBR, o segundo; 102 para Fernando Alonso, da Ferrari, o terceiro; 110 para Jenson Button, da McLaren; e 113 para Lewis Hamilton, companheiro do inglês. Na Itália, próxima etapa do Mundial, a vantagem só pode, no máximo, aumentar para 117, com 150 ainda em jogo. A primeira chance que o alemão terá para fechar o campeonato por antecipação será na corrida noturna na cidade-estado asiática.
Formula 1 - GP da Bélgica - Vettel comemora (Foto: AFP)Sebastian Vettel sobe no carro para comemorar a vitória em Spa-Francorchamps (Foto: AFP)
Após Cingapura, restarão 125 em disputa. Vettel precisa ter o mesmo número de pontos de vantagem ao fim da corrida. Ou seja, ele precisaria ampliá-la em 33 nos dois próximos GPs. A tarefa, portanto, não é das mais fáceis: mesmo com duas vitórias, ele precisaria que Webber e Alonso chegassem muito atrás, abaixo da quinta posição. Com a dupla da McLaren, a situação é mais fácil: com um segundo e um terceiro, Button está fora. Hamilton cai com dois segundos.
Para fechar no Japão, a situação é mais tranquila. Vettel precisa vencer as três próximas corridas para não poder ser alcançado por mais nenhum adversário para fechar o Mundial com quatro provas de antecedência. Seria o campeão mais precoce desde o alemão Michael Schumacher em 2004, ano do hepta, que também levou o título quatro GPs antes do fim da temporada.
Título pode vir apenas com quartos lugares
vettel fórmula 1 capacete (Foto: Getty Images)Vettel precisa só chegar em 4º (Foto: Getty Images)
Só que a tarefa de Sebastian Vettel pode ser ainda mais fácil. Se não quiser forçar, o alemão pode garantir a conquista chegando apenas na quarta posição das corridas até o fim do ano, mesmo que o colega Webber vença todas. Neste caso, o australiano descontaria apenas 91 dos 92 pintos que o atual campeão da Fórmula 1 tem de vantagem no campeonato.
Aliás, a vantagem de Vettel é tão grande, que o alemão poderia se dar ao luxo de ficar três corridas em casa. Se Webber vencesse as três e fizesse um total de 75 pontos, ficaria ainda 17 atrás.
A próxima corrida da temporada 2011 da Fórmula 1 será o GP da Itália, no dia 11 de setembro. A largada está marcada para as 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha as 53 voltas em Tempo Real, com vídeos. Font globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário