domingo, 4 de setembro de 2011

Avião se desintegrou ao cair no Chile, diz ministro da Defesa


04/09/2011 19h56 - Atualizado em 04/09/2011 20h56

Avião se desintegrou ao cair no Chile, diz ministro da Defesa

21 pessoas estavam a bordo da aeronave da Força Aérea.
Avião caiu na sexta-feira (2) no arquipélago Juan Fernández.

Do G1, com informações de agências*
O ministro da Defesa do Chile, Andrés Allamand, informou neste domingo (4) que as buscas pelo avião que caiu na última sexta-feira (2) com 21 pessoas a bordo indicam que a aeronave se desintegrou com o impacto. “Durante todo o dia, as evidências têm nos mostrado que a força do impacto foi de tal magnitude que provocou a desintegração da aeronave", disse Allamand.

Entre as provas encontradas estão restos humanos espalhados pela área do acidente. “A partir das 15h, aproximadamente, com a maior dor, e com o maior respeito às famílias das vítimas, encontramos restos mortais de passageiros do avião”, informou Allamand. Os restos humanos já foram enviados em um avião militar para a capital chilena, segundo imagens da TV local.
“As evidências que temos até agora fortalecem a eventual desintegração do avião, resultado de um forte impacto”, insistiu o ministro. Se essa hipótese se confirmar, a tarefa de buscas por corpos se tornará mais difícil, segundo Allamand, que está no arquipélago Juan Fernández, no sul do Pacífico, a 670 km da costa chilena, onde o avião caiu.
Um navio da Marinha realizou buscas pelas vítimas do acidente aéreo em Juan Fernández (Foto: Luis Hidalgo/AP)Navio da Marinha realiza buscas pelas vítimas do acidente aéreo em Juan Fernández (Foto: Luis Hidalgo/AP)
No sábado (3), as buscas pela aeronave indicaram que os 21 passageiros a bordo morreram de forma imediata, segundo o ministro Allamand, que lidera os trabalhos de resgate. A operação é realizada pela Força Aérea e pela Marinha do Chile e envolve seis aviões e duas fragatas.
Na aeronave, um modelo de transporte CASA C-212, viajavam o apresentador Felipe Camiroaga, um dos mais populares da televisão chilena, e o empresário Felipe Cubillos, que apoiava a organização Desafío Levantemos Chilex, criada para impulsionar os trabalhos de reconstrução da região após o terremoto de fevereiro de 2010.
O ministro Allamand, que é cunhado de Felipe Cubillos, explicou que a Força Aérea perdeu contato por rádio com a aeronave às 17h48 de sexta-feira (2) e reconheceu que "o cenário é adverso".
Felipe Paredes, vereador de Juan Fernández e última pessoa que viu a aeronave, relatou à imprensa local que o avião efetuou duas manobras de aproximação à pista de aterrissagem, de pouco mais de 1 quilômetro de comprimento, e posteriormente desapareceu atrás de uma colina. Paredes acrescentou que, embora houvesse vento, dois aviões privados não tinham encontrado dificuldades para aterrissar pouco antes.
Já o governador marítimo de Valparaíso, Otto Mrugalski, confirmou que uma porta do avião foi encontrada intacta cerca de dois quilômetros ao leste da pista de aterrissagem da ilha Robinson Crusoé, em uma zona onde a profundidade do Oceano Pacífico alcança 54 metros.
Ao chegar às instalações da Força Aérea, onde está sendo coordenada a operação de resgate, o presidente Sebastián Piñera declarou na noite de sexta-feira (2) que o acidente representa "um duro golpe para o país".Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário