domingo, 4 de setembro de 2011

Barack Obama visita cidade de Nova Jersey alagada pelo furacão Irene


Agencia EFE 04/09/2011 15h18 - Atualizado em 04/09/2011 17h51

Barack Obama visita cidade de Nova Jersey alagada pelo furacão Irene

Tempestade provocou uma das piores inundações no estado.
Irene deixou mais de 40 mortos em sua passagem pela costa leste.

Do G1, com informações de agências internacionais*
Presidente Barack Obama durante visita à cidade de Paterson (Foto: Charles Dharapak/AP)Presidente Barack Obama durante visita à
cidade de Paterson (Foto: Charles Dharapak/AP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou neste domingo (4) a cidade de Paterson, no estado de Nova Jersey, para verificar os danos causados pelo furacão Irene, que inundou extensas áreas e obrigou a evacuação de centenas de pessoas.

Obama optou por visitar Paterson, a terceira cidade mais importante do estado, por ser um lugar que sofreu graves impactos, explicou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. Paterson precisa de uma faxina depois que o rio Passaic transbordou no centro da cidade de 150 mil habitantes.
Embora o furacão tenha chegado a Nova Jersey reduzido a uma tempestade tropical, ele provocou uma das piores inundações em décadas no estado.

Obama chegou a Paterson acompanhado pelo diretor da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema), Craig Fugate, e a administradora da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Lisa Jackson, entre outras autoridades.
O presidente foi recebido pelo governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, que agradeceu Obama pelas ajudas aprovadas para que seu estado possa se recuperar da tragédia. Obama declarou oficialmente Nova Jersey como zona de desastre na quarta-feira, qualificando o estado para receber ajuda federal.

Irene, o primeiro furacão da temporada de ciclones na bacia atlântica, matou mais de 40 pessoas em sua passagem pela costa leste e deixou outros milhões sem eletricidade. Os prejuízos econômicos estão estimados em mais de US$ 10 bilhões.
Uma semana depois, a tempestade Lee está causando fortes chuvas e inundações em várias áreas litorâneas dos estados do Mississipi e Louisiana, no sul dos EUA.
As autoridades de Nova Orleans, onde o furacão Katrina causou uma tragédia há seis anos e deixou 1,8 mil mortos, estão especialmente atentas à tempestade e ordenaram a evacuação de algumas áreas. Obama também acompanha a evolução da nova tempestade e está em contato permanente com as autoridades de Fema, segundo o porta-voz da Casa Branca.
Obama cumprimenta uma moradora das áreas atingidas pelo furacão Irene (Foto: John O'Boyle/AP)Obama cumprimenta uma moradora das áreas atingidas pelo furacão Irene (Foto: John O'Boyle/AP)
* Com informações da EFE e Reuters.Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário