sábado, 10 de setembro de 2011

Equipes de resgate buscam centenas de vítimas de naufrágio na Tanzânia

10/09/2011 17h20 - Atualizado em 10/09/2011 17h41

Equipes de resgate buscam centenas de vítimas de naufrágio na Tanzânia

Barco viajava sobrecarregado e afundou na madrugada deste sábado.
Helicóptero, pesqueiros e mergulhadores ajudam nos trabalhos.

Do G1, com agências internacionais
Equipes de resgate continuam as buscas por vítimas do naufrágio de um barco que viajava sobrecarregado na Tanzânia, no leste da África. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado, 10, e segundo a agência de notícias Reuters o número de mortos já se aproxima de 200. Já a agência americana Associated Press fala em 45 mortos e pelo menos 370 desaparecidos – a maioria, crianças.
Segundo a polícia, esse é o pior desastre marítimo da Tanzânia em 15 anos. O porta-voz da ilha de Zanzibar, Mohamed Mhina, disse à Reuters que 192 corpos já foram retirados do mar e 606 passageiros resgatados. E ainda há a possibilidade de que mais corpos sejam encontrados.
A embarcação MV Spice Islanders saiu do porto da cidade de Dar es Salaam com destino à ilha de Pemba, ao norte. O agente de resgate Ali Ramadhan informou à Reuters que suspeita que a lotação total ultrapasse 800 pessoas, enquanto a capacidade máxima permitida para o navio era de 600 passageiros. Alguns teriam, inclusive, se recusado a subir a bordo.
O Exército e as autoridades locais responsáveis pelo transporte marítimo já começaram as investigações. A causa do acidente ainda é desconhecida, mas os sobreviventes afirmam que o barco afundou no Oceano Índico em questão de minutos.
Tanzânia (Foto: REUTERS/Beatrice Spadacini)Oficiais carregam corpo retirado do mar após naufrágio na Tanzânia (Foto: REUTERS/Beatrice Spadacini)
Um helicóptero, barcos pesqueiros, operadoras de turismo e instrutores de mergulho passaram a noite toda no mar para ajudar nas buscas. Centenas de pessoas aguardam nas areias da praia de Zanzibar – um procurado destino turístico – por informações de corpos e sobreviventes. No local, os familiares também reconhecem as vítimas que chegam.
Dois rebocadores atracaram no porto de Zanzibar neste sábado. Um transportou 17 corpos e o outro, 15. Caminhões também ajudam a levar as vítimas.
O governo da Tanzânia anunciou três dias de luto oficial e o presidente Jakaya Kikwete adiou uma viagem ao Canadá. No mês passado, o governo de Zanzibar declarou que planeja investir em embarcações mais confiáveis para transportar passageiros entre as duas ilhas.
Em janeiro deste ano, dois pequenos barcos sobrecarregados viraram e foram arrastados em alto-mar na costa do país. Em maio de 2009, uma embarcação naufragou no largo Zanzibar com dezenas a bordo, deixando seis mortos.
 Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário