domingo, 11 de setembro de 2011

Flamengo perde em casa para o Atlético-PR


Tamanho de fonte
Atualizado em domingo, 11 de setembro de 2011 - 20h25

Flamengo perde em casa para o Atlético-PR

Rubro-Negro já acumula oito jogos sem vitória, com a quarta derrota seguida. Furacão respira.
Héracles vibra com gol do Atlético-PR, diante de um Thiago Neves cabisbaixo / Rui Porto Filho/Fotoarena/AE Héracles vibra com gol do Atlético-PR, diante de um Thiago Neves cabisbaixo Rui Porto Filho/Fotoarena/AE Depois de passar grande parte do Brasileirão em uma intensa briga com o Corinthians pela ponta, o Flamengo encerra a 23ª rodada em sexto lugar – ainda assim, o pior entre os cariocas. Tudo por conta da derrota por 2 a 1 na noite deste domingo, para o Atlético-PR – que vive o drama da zona de rebaixamento, em Macaé, litoral norte do Rio de Janeiro. Este foi o oitavo jogo sem vitória e a quarta derrota seguida do Rubro-Negro – um longo jejum para quem ostentava, até pouco tempo atrás, uma duradoura invencibilidade.

Com o resultado, o Fla segue “descendo a ladeira” da competição, perdendo mais uma posição. Em sexto, com 36 pontos, viu o rival Fluminense passar à frente após a vitória de hoje sobre o Corinthians. O time do Parque São Jorge segue na liderança, com 43 pontos. Já o Atlético-PR sobe uma colocação e termina a rodada em 18º, com 22 pontos, ainda na zona da degola.

Héracles abriu o placar para o Furacão aos 39 minutos do primeiro tempo. Guerrón ampliou logo no primeiro minuto da etapa final e ampliou o drama rubro-negro. Aos 37, Wellinton diminuiu, mas o placar não mudou e o Atlético-PR comemorou a vitória fora de casa.

No próximo domingo, o Flamengo terá a oportunidade de impor a série negativa no clássico contra o Botafogo. Já o Furacão receberá o Figueirense, na Arena da Baixada.

Posse de bola x velocidade

Sem Maldonado, poupado, o Flamengo iniciou a partida no 4-3-2-1, com Muralha no lugar do chileno fazendo a função de primeiro volante e, às vezes, atuou como um terceiro zagueiro. Willians e Renato, então, teriam mais liberdade para apoiar o ataque.

E a primeira chance de gol para o Rubro-Negro foi com um dos volantes. Renato cobrou falta da intermediária e acertou um chutaço que estourou na trave do goleiro Renan Rocha.

Acuado e sem saída de jogo, o Furacão foi facilmente envolvido pelo Flamengo no início da partida. Com maior posse de bola e procurando inverter o jogo, o time de Luxemburgo atacou com os dois laterais e com Ronaldinho e Thiago Neves pressionando os zagueiros adversários.

Os paranaenses só ameaçavam o Flamengo nos contra-ataques. Os rápidos Rodriguinho e Guerrón funcionavam como as válvulas de escape do time. A bola prolongada para um deles foi a alternativa encontrada pelo meia Marcinho para tentar surpreender o Flamengo e amenizar a pressão sofrida pelo Furacão.

Com mais volume de jogo, mas sem acertar o passe final, a bola parada passou a ser uma arma utilizada pelos rubro-negros, principalmente com Ronaldinho.

Dos pés do camisa 10 o Flamengo criou três lances que quase resultaram em gols. Em dois deles, a bola teve como destino Deivid, na área, mas os cruzamentos foram interceptados.

No terceiro lance, por sua vez, o atacante cobrou escanteio e por pouco não marcou outro gol olímpico no Campeonato Brasileiro. O camisa 1 do Furacão impediu, mandando a bola para linha de fundo.

Aos poucos, o Furacão conseguiu conter o ímpeto do Flamengo. Com uma defesa sólida e tocando mais a bola, os paranaenses insistiam na velocidade dos atacantes.

E foi em uma jogada feita por Guerrón pelo lado direito, às costas de Léo Moura, que o equatoriano rolou para Héracles. O volante apareceu na grande área e chutou no canto esquerdo de Felipe, aos 39 minutos da primeira etapa, balançando as redes em Macaé.

O gol arrefeceu os ânimos do Flamengo. O time começou a errar passes e afunilou o jogo, sem usar seus laterais. Impaciente, a torcida pediu Jael e vaiou após o término dos primeiros 45 minutos.

Gol relâmpago

Vanderlei Luxemburgo atendeu aos pedidos da torcida, lançou Jael na vaga de Deivid e também colocou Negueba no lugar de Muralha. A intenção era deixar o Flamengo mais ofensivo e com mais mobilidade à frente.

O treinador, porém, sequer teve tempo de ver se as mudanças teriam efeito. Com 36 segundos de bola rolando, Guerrón fez jogada pela direita, tocou entre as pernas de Welinton e, na saída de Felipe, marcou o segundo para o Furacão.

Pressionado já pela sequência sem vencer e pelos dois gols de frente do Furacão, o Flamengo partiu para cima dos adversários, mas de maneira desordenada.

Negueba, pela direita, usou de sua velocidade, mas abusou dos erros de passes e cruzamentos. Bem marcado, Ronaldinho também tentou lances individuais e foi parado com falta.

Aos 19 minutos, o Fla teve chance de diminuir. Após cobrança de escanteio do camisa 10, Thiago Neves testou com força e Deivid tirou em cima da linha.

Sem reação, o Flamengo ganhou mais uma opção ofensiva. Junior Cesar foi sacado para a entrada de Diego Maurício, pouco tempo antes de Guerrón ser o expulso.

O herói do Furacão recebeu o segundo cartão amarelo após um carrinho por trás em Willians.

Mesmo com um jogador a mais, o Flamengo não esboçava uma reação efetiva. O jogo dos rubro-negros foi baseado em bolas alçadas para área.

Até que aos 36 minutos, após escanteio cobrado da direita, a bola pegou em Diego Maurício, que colocou a mão na bola, e sobrou para Welinton. O zagueiro, então, pegou em cheio e diminuiu.

A tônica do jogo foi mantida até o fim. O Alético-PR segurou a pressão do Flamengo e levou a melhor também no jogo aéreo.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO (1)
Felipe; Léo Moura, Welinton, Alex Silva, Junior Cesar (Diego Maurício/ 23' 2°T); Muralha (Negueba/intervalo), Willians, Thiago Neves e Renato; Ronaldinho e Deivid (Jael/intervalo). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-PR (2)
Renan Rocha , Edilson , Manoel , Rafael Santos e Héracles ; Deivid , Renan , Marcelo Oliveira (Fransérgio/23' 2°T) e Marcinho;  Guerrón e Rodriguinho (Adaílton/ intervalo) (Gustavo/ 27 2°T)'.Técnico: Antônio Lopes

Gols: Héracles (39'/1°T), Guerrón (0,36"/2°T), Welinton (36'/2°T)

Estádio: Moacyrzão, Macaé (RJ)
Data/hora: 11/09/2011
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Fabio Pereira (TO)
Renda e Público: R$174.620,00/ 7.846
Cartões amarelos: Léo Moura, Rodrigo Alvim (FLA);
Cartões vermelhos: Guerrón (24'/2°T) Fonte globo esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário