sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Homem vai ao supermercado com cobra enrolada na cintura em Brasília

16/09/2011 17h08 - Atualizado em 16/09/2011 17h52

Homem vai ao supermercado com cobra enrolada na cintura em Brasília

Antes de entrar no supermercado, ele guardou a jiboia em uma mochila.
Funcionário de supermercado viu a cena, mas não impediu entrada.

Naiara Leão Do G1 DF
Um homem foi visto por volta das 9h desta sexta-feira (16) fazendo compras em um supermercado de Brasília com uma jiboia. Ele chegou no supermercado entre as quadras 508 e 509 Norte com a cobra enrolada na cintura, guardou o animal em uma mochila e foi às compras.
Homem chega a supermercado de Brasília com cobra na cintura, guarda ela em uma mochila e vai às compras (Foto: Márcio Guerra/Divulgação)Homem chega a supermercado de Brasília com cobra na cintura, guarda ela em uma mochila e vai às compras (Foto: Márcio Guerra/Vc no G1)
A cena foi fotografada por um leitor do G1. Segundo ele, o homem parecia à vontade com o animal. “Enquanto ele colocava a camisa, mexia com a cobra, passava ela de uma mão para outra e enrolava ela na cintura”, contou o analista de negócios Márcio Guerra.

Ele afirma que um funcionário do supermercado, que aparece em uma das imagens, viu o que acontecia e não impediu a entrada do homem. “O funcionário estava na porta do supermercado e desceu até o estacionamento para observar mais de perto. Ele ficou olhando, riu e saiu”, disse.
O animal é uma jiboia, com cerca de 1,80 metro de comprimento e 1,5 quilo, segundo Rafael Monteiro, especialista em animais silvestres da Faculdade de Veterinária da Universidade de Brasília .
Segundo Monteiro, as jiboias se alimentam de pequenos mamíferos vivos, como ratos e coelhos e não oferecem risco para a população porque não são peçonhentas. "Quando domesticadas, elas são inofensivas, chegam a assistir televisão com o dono. Somente os machos são um pouco bravos e não aceitam muita manipulação", disse.
O especialista afirmou ainda que a situação não caracteriza maus tratos, pois a posição mais comum do animal é de ficar enrolado, como dentro da mochila. Apesar disso, ele criticou a atitude do dono que expôs a cobra ao público.
"É um exibicionismo bobo. É como sair com um cachorro grande na rua. Ele pode ser fofo, mas as pessoas vão ficar intimidadas. Gera um mal estar desnecessário", disse.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não recomenda que criadores saiam na rua com os animais, que podem ficar nervosos ou assustados. O ideal é que eles permaneçam o tempo todo em ambiente doméstico.
A criação de cobras é permitida no Brasil, desde que elas sejam compradas de vendedores credenciados. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário