sábado, 24 de setembro de 2011

Líder militar egípcio começa a depor no julgamento de Mubarak

24/09/2011 08h51 - Atualizado em 24/09/2011 09h56

Líder militar egípcio começa a depor no julgamento de Mubarak

Hussein Tantawi, chefe do Conselho Militar, já havia adiado ida ao tribunal.
Ex-presidente é julgado pela morte de manifestantes no início de 2011.

Do G1, com agências internacionais*
Hussein Tantawi, líder do Conselho Militar que governa o Egito, durante a época como ministro de Defesa de Mubarak. (Foto: AP Photo)Hussein Tantawi, líder do Conselho Militar que
governa o Egito, durante a época como ministro
de Defesa de Mubarak. (Foto: AP Photo)
O militar Hussein Tantawi, chefe do Conselho Militar que governa o Egito, chegou neste sábado (24) ao tribunal para testemunhar no julgamento contra o ex-presidente do país Hosni Mubarak.
O marechal - ministro da Defesa durante 20 anos no governo Mubarak - começa a dar a sua versão dos fatos após a queda do regime que durou três décadas. Chefe supremo das Forças Armadas do país, Tantawi era esperado para depor no último dia 11 de setembro, mas faltou à sessão no tribunal.
Dois filhos de Mubarak, Alaa e Gamal, o ex-ministro do Interior Habib al Adli e seis assessores também terão os destinos definidos além do ex-presidente, todos acusados pela morte de manifestantes egípcios no início de 2011.
A decisão de Tantawi em falar aconteceu, segundo o próprio militar, pela importância do caso. No domingo, outro líder egípcio, o chefe do Estado-Maior Sami Anan deverá comparecer ao julgamento de Mubarak.
O Egito deverá ter eleições para a câmara baixa (Câmara de Deputados) do parlamento no próximo dia 21 de novembro, segundo informações da emissora Al Arabiya. Já o senado deverá ser escolhido em 22 de janeiro de 2012. Serão a primeira vez que os cargos legislativos serão escolhidos desde o início da era Mubarak.
* Com informações das agência de notícias Associated Press, EFE e Reuters. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário