terça-feira, 11 de outubro de 2011

Combatentes do novo governo da Líbia chegam ao centro de Sirte

11/10/2011 07h14 - Atualizado em 11/10/2011 10h01

Combatentes do novo governo da Líbia chegam ao centro de Sirte

Homens leais ao conselho rebelde combatem resistência pró-Kadhafi.
Paradeiro do ex-ditador deposto ainda é desconhecido.

Do G1, com agências internacionais
Um grupo de combatentes leais ao novo governo provisório da Líbia conseguiu entrar nesta terça-feira (11) no centro da cidade de Sirte, onde revistavam casas e ruas antes de assumir o controle do local.
Um grupo de reconhecimento de 30 combatentes entrou na praça central da localidade, sem encontrar resistência direta das forças leais ao ex-ditador Muammar Kadhafi.
Os combatentes avançavam de casa em casa e com cobertura, como proteção dos francotiradores.
Eles tentavam verificar a eventual presença de combatentes e encontraram uniformes militares abandonados e restos de comida.
A sede da polícia foi tomada, segundo um jornalista da France Presse no local.
Combatente rebelde 'bate bola' após tomada de bairro da cidade líbia de Sirte nesta segunda-feira (10) (Foto: AFP)Combatente rebelde 'bate bola' após tomada de bairro da cidade líbia de Sirte nesta segunda-feira (10) (Foto: AFP)
Grande parte das tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) estava a menos de um quilômetro do centro da cidade natal de Kadhafi.
Em outra região do país, dezenas de civis tentavam passar pelo posto de controle de Shumayh, a 30 km de Bani Walid, ante a iminência de combates entre partidários e adversários de Kadhafi.
"Dizem que os combates começarão. Na cidade não há médicos, nem água nem energia elétrica", afirmou um chefe de família ao volante de um automóvel com quatro mulheres que usavam o véu muçulmano.
Ele disse que mais de 20 mil civis permanecem na cidade de Bani Walid, que fica 170 km ao sudeste de Trípoli, cidade tomada pelos rebeldes no final de agosto.
Desde a tomada da capital, o CNT, apoiado pelas potências ocidentais, tenta organizar um governo de transição. Kadhafi, desaparecido desde então, promete resistência.
Petróleo
A Líbia vai estabelecer um comitê para examinar todos os contratos de petróleo para avaliar a escala da corrupção praticada pelo regime anterior, disse o ministro das Finanças e do Petróleo, Ali Tarhouni, nesta terça.

"O comitê verificará todos os contratos e projetos para dar uma visão do grau de corrupção e tudo que emergir será investigado e publicado", disse Tarhouni em entrevista. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário