terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ex-premiê é condenada a sete anos de prisão na Ucrânia

11/10/2011 06h59 - Atualizado em 11/10/2011 12h02

Ex-premiê é condenada a sete anos de prisão na Ucrânia

Para tribunal, oposicionista Yulia Timoshenko usou poder para fins criminais.
Ela disse que veredicto foi 'inventado' pelo governo de Viktor Yanukovich.

Do G1, com agências internacionais
A ex-primeira-ministra da Ucrânia Yulia Timoshenko, atual líder da oposição, foi condenada nesta terça-feira (11) a sete anos de prisão.
Timoshenko foi considerada culpada de usar o poder para "fins criminais" em um acordo sobre o gás com a Rússia, afirmou o juiz Rodion Kireev ao ler o veredicto da ex-premiê.
Kireev iniciou a leitura com um resumo das acusações contra a líder da oposição ao presidente Viktor Yanukovich, julgada por abuso de poder na assinatura do contrato do gás com a Rússia em 2009.
Imagem de celular mostra Yulia Timoshenko no tribunal, em Kiev, nesta terça-feira (11) (Foto: AP)Imagem de celular mostra Yulia Timoshenko no tribunal, em Kiev, nesta terça-feira (11) (Foto: AP)
Timoshenko também foi condenada a pagar uma multa de US$ 200 milhões por danos.
"Glória à Ucrânia!", disse Timoshenko ao entrar no tribunal.
Centenas de militantes da oposição se reuniram nas proximidades do tribunal para manifestar apoio a Timoshenko e houve confronto com a polícia.
Partidários de Yulia Timoshenko enfrentam a polícia em frente ao tribunal nesta terça-feira (11) (Foto: AP)Partidários de Yulia Timoshenko enfrentam a polícia em frente ao tribunal nesta terça-feira (11) (Foto: AP)
Yulia Timoshenko denunciou um "veredicto inventado" pelo governo de Yanukovich.
"Este caso criminal foi inventado, o veredicto foi inventado. Yanukovich volta ao ano de 1937", declarou Timoshenko, em uma referência ao grande expurgo organizado naquele ano pelo ditador soviético Josef Stalin.
Ela afirmou que vai recorrer da sentença a um tribunal europeu.
Putin
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse, durante uma visita a Pequim, que "não entende" porque  Timoshenko foi condenada a sete anos.
"Verdadeiramente, não entendo muito bem porque foi condenada a sete anos", disse Putin, de acordo com a agência de notícias Interfax.
  Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário