sábado, 29 de outubro de 2011

Cubana faz valer sua experiência e rouba o ouro de Rafaela Silva

28/10/2011 20h56 - Atualizado em 28/10/2011 22h31

Cubana faz valer sua experiência e rouba o ouro de Rafaela Silva

Judoca de 19 anos leva a prata e consegue o melhor resultado da equipe feminina em Guadalajara; Katherine Campos perde a disputa pelo bronze

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México
Quando pisou no tatame, Rafaela Silva tinha do outro lado uma adversária cheia de experiência, e com direito a um bronze olímpico no currículo, conquistado em Atenas-2004. Mas ela deu de ombros. Encarou a cubana Yurisleidys Lupetey como gente grande, como uma judoca que foi vice-campeã no Mundial de Paris este ano, apesar da pouca idade. Nesta sexta-feira, num combate muito equilibrado, a brasileira de 19 anos acabou perdendo o ouro da categoria leve (-57kg) depois de receber uma punição a 1m30s do fim. Com um yuko no placar, a rival só precisou administrar a luta.
- Eu me senti muito cansada por causa da altitude e ficou difícil para achar o jogo e encaixar o golpe nela. Vim para conquistar o ouro, mas tenho 19 anos e saí daqui com a prata. Ela, com 31, me ganhou na experiência - lamentou.
Rafaela Silva tenta encaixar o golpe na cubana Yurisleidys Lupetey na final da categoria leve (-57kg) dos Jogos Pan-Americanos (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Rafaela se defende do golpe aplicado pela cubana Yurisleidys Lupetey (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Antes da prata de Rafaela, a seleção feminina tinha contribuído com três bronzes para o quadro de medalhas. Estreante na competição, a menina descoberta no projeto social do medalhista olímpico Flavio Canto, estreou na competição derrotando a canadense Joliane Melancon, por ippon. Já nas semifinais, passou pela colombiana Yadinys Amaris, por wazari.  Ainda havia a cubana no caminho. E ela fez valer a sua experiência.
Apesar do choro, Rafaela Silva procurou ver o resultado pelo lado positivo. Nascida e criada na Cidade de Deus, comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, ela destacou a importância do esporte em sua formação e para as pessoas menos favorecidas.
- Muita gente fala que quem é de comunidade não chega a lugar algum e que não tem o que fazer. Eu sempre gostei de brincar. Fui para uma academia de judô e o professor viu que eu tinha talento. Em pouco tempo entrei para a seleção, e hoje sou vice-campeã mundial e medalha de prata no Pan - afirmou.
Rafaela Silva conquistou o Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, e a Copa do Mundo de São Paulo, além do segundo lugar no Mundial de Paris. Após o Pan, a judoca disputará o Mundial Sub-20 na África do Sul.
Fora do pódio
Se Rafaela volta para casa com uma medalha na bagagem, Katherine Campos não pode comemorar o mesmo. Ela perdeu a disputa pelo bronze, na meio-médio, para a canadense Stéfanie Tremblay por ippon, após uma chave de braço. Foi a primeira categoria em que o Brasil não teve um representante no pódio em Guadalajara.
- Na luta contra a mexicana, tive boa chance de ir à final, mas me atrapalhei. Depois, vacilei no chão e perdi o bronze - disse a brasileira.Fonte Globo Esport

Nenhum comentário:

Postar um comentário