30/07/2011 16h05 - Atualizado em 30/07/2011 16h05

Aos 19, ídolo chinês hipnotiza torcida e quer ser melhor fundista do mundo

Yang Sun disputa a final dos 1.500m neste domingo no Mundial de Xangai

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
Cada um dos 26 centímetros a mais em relação à média de altura do povo chinês é muito bem aproveitado por Yang Sun. Com seus 1,98m, ele se sente à vontade para encarar as metragens mais longas da natação. Aos 19 anos, já é apontado como um dos fortes candidatos ao posto de melhor fundista da história do esporte. Em casa e com o empurrão ensurdecedor da torcida em Xangai, o xodó chinês vem fazendo jus às expectativas no Mundial. Já faturou um ouro, uma prata e um bronze. Na manhã deste domingo, por volta das 7h50m (de Brasília), promessa de loucura nas arquibancadas do Centro Esportivo Oriental, com a final da sua prova favorita: os 1.500m.
Yang Sun, chinês da natação Mundial de Xangai (Foto: Getty Images)Yang Sun e a bandeira da China: ídolo aos 19 anos no Mundial de Xangai (Foto: Getty Images)
Na última edição do Mundial, em Roma-2009, Yang Sun já deu sinais do que estava preparando para o futuro. Na Itália, com apenas 17 anos, conquistou o bronze na final dos 1.500m. De lá para cá, é presença constante no lugar mais alto do pódio das competições internacionais.
Yang Sun, chinês da natação Mundial de Xangai (Foto: Getty Images)Com 1,98m, fica mais fácil alcançar os torcedores
chineses na arquibancada (Foto: Getty Images)
Sun cada vez se aproxima mais do recorde mundial dos 1.500m, o único que sobreviveu à era dos supermaiôs. A marca de 14m34s56 ainda é do australiano Grant Hackett, atingida em julho de 2001. O chinês, que já ficou a menos de um segundo do tempo (14m35s43), segue o mesmo caminho do atual recordista. Ele é treinado por Denis Cotherell, ex-técnico de Hackett.
Em Xangai, o jovem fenômeno já começou a levar a torcida ao delírio. Venceu a final dos 800m livre, ficou com a prata nos 400m livre e com o bronze no revezamento 4x200m livre. Simpático, após cada conquista ele vai receber o carinho do público e joga as mascotes e as flores para as arquibancadas.
No domingo, Sun disputa a prova mais esperada pelos chineses. A vitória do nadador nos 1.500m é considerada uma barbada pela grande maioria. No ranking da temporada, ele está com o melhor tempo (14m42s52), com mais de dez segundos de vantagem para o segundo da lista, o húngaro Gergo Kis (14m52s72).
Se o ouro vier acompanhado do recorde mundial, Sun será o segundo nadador a conseguir a façanha no Mundial de Xangai. Nos 200m medley, o americano Ryan Lochte venceu a prova e estipulou uma nova marca (1m14s00).
- Na final, espero fazer o meu melhor e surpreender todo mundo, mas ninguém sabe o que vai acontecer – disse o ídolo chinês, misterioso, após as eliminatórias de sexta-feira.
Yang Sun, chinês da natação Mundial de Xangai (Foto: Getty Images)Após cada vitória, Yang Sun vai agradecer o apoio da torcida no Centro Esportivo (Foto: Getty Images)

  Fonte globo esport

1 comentários:

charles netto disse...

Eu iria querer este chines na minha equipe com toda esta energia e ainda mais com o que esta sendo noticiado dele ele e também em seu post que transcrevo aqui importante conclusão: No domingo, Sun disputa a prova mais esperada pelos chineses. A vitória do nadador nos 1.500m é considerada uma barbada pela grande maioria. No ranking da temporada, ele está com o melhor tempo (14m42s52), com mais de dez segundos de vantagem para o segundo da lista, o húngaro Gergo Kis (14m52s72).
Se o ouro vier acompanhado do recorde mundial, Sun será o segundo nadador a conseguir a façanha no Mundial de Xangai. Nos 200m medley, o americano Ryan Lochte venceu a prova e estipulou uma nova marca (1m14s00).
- Na final, espero fazer o meu melhor e surpreender todo mundo, mas ninguém sabe o que vai acontecer – disse o ídolo chinês, misterioso, após as eliminatórias de sexta-feira.

Postar um comentário