quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prefeito de Nova York diz que cidade superou o trauma do 11 de Setembro

06/09/2011 13h45 - Atualizado em 06/09/2011 13h45

Prefeito de Nova York diz que cidade superou o trauma do 11 de Setembro

Michael Bloomberg fez discurso dias antes dos dez anos dos atentados.
Ressurreição de Manhattan foi 'uma das maiores histórias de retorno', disse.

Da AFP
Michael Bloomberg, em fala nesta terça (6) (Foto: AFP)Michael Bloomberg, em fala nesta
terça-feira (6) (Foto: AFP)
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou nesta terça-feira (6) que a reconstrução do World Trade Center é uma mostra de que a cidade já superou o trauma dos atentados de 11 de Setembro.
Cinco dias antes do décimo aniversário dos atentados de 2001, o prefeito classificou a ressurreição de Manhattan como "uma das maiores histórias de retorno na história americana".
As previsões de que Nova York nunca poderia se recuperar do impacto do 11 de setembro mostraram-se errôneas, disse.
"Este foi o temor na época, que os tempos ruins voltassem...., e ficassem espalhados pela cidade. Como se sabe, estou feliz por dizer que nada disso aconteceu. De fato, foi o contrário", disse em um discurso diante de líderes da comunidade. "Nova York ressucitou mais rápido do que ninguém acreditava ser possível".
De acordo com Bloomberg, o projeto de escritórios do World Trade Center em construção no local das Torres Gêmeas é o coração de um bairro cada vez mais vibrante, que agora tem a maior população residente desde 1920.
Ele disse que as principais companhias aéreas voltaram a entrar na região, assim como as famílias retornaram para lá, demonstrando a fé na cidade.
Vieram "sabendo que a região continuará sendo um alvo terrorista, mas se negaram a viver com medo e se deram conta de que Nova York tem o melhor departamento de polícia do mundo", disse o prefeito.
A principal torre no novo World Trade Center alcançará 541 metros de altura, convertendo-se no edifício mais alto do país quando estiver finalizado. A segunda torre será ligeiramente mais baixa, seguida pelas torres três e quatro, ainda menores.
Um monumento que consta de duas fontes colocadas nos pontos exatos onde as Torres Gêmeas se erguiam está pronto e será inaugurado no domingo (11).
"Nunca esqueceremos a devastação da região, que chegou a ser conhecida como o Marco Zero, nunca", disse Bloomberg. "Mas chegou o momento de chamar estes 16 hectares por seu nome: World Trade Center e National September 11 Memorial and Museum (Monumento e Museu Nacional 11 de Setembro).Fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário